Playlist: Não me leve a mal, é carnaval

 

carnaval

É carnaval! Vou ser sincera com vocês: não sou muito disso, apesar de ter nascido em fevereiro. Mas eu nunca entrei no clima de bloquinho, da folia e muita gente aglomerada ouvindo músicas da moda, que depois do carnaval logo passa. Respeito quem escuta, é claro, só não faço parte da estatística carnavalesca.

Pensando nisso e para não deixar essa data passar em branco, a playlist dessa semana é pra você curtir o carnaval, mas qui não vai ter música da Metralhadora nem outras músicas “hit do verão”. Como eu amo MPB é óbvio que nem a playlist de carnaval ia escapar dessa. É bom que também quem não conhece essas músicas acaba curtindo um novo som, quem nem sabia que podia gostar. Porque a gente sabe que tem gente que acha MPB coisa de velho. A Música Popular Brasileira também é carnaval. Curte aí:

1. Los Hermanos – Todo carnaval tem seu fim

A clássica do carnaval. Nessa época do ano sempre tem alguém nas redes sociais postando trecho dessa música do álbum “Bloco do eu sozinho”.

“Deixa eu brincar de ser feliz
Deixa eu pintar o meu nariz”.

2. Los Hermanos – Máscara Negra

Versão dos nossos Hermanos para a marchinha de carnaval, feita lá em 1966.

“Foi o carnaval que passou
Eu sou aquele Pierrot
Que te abraçou e te beijou meu amor”.

3. Novos Baianos – Brasil Pandeiro

Essa música não fala especificamente do carnaval, mas eu acho tudo a ver com o Brasil e com o clima dessa época do mês.

“Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor” (…)

Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros que nós queremos sambar”.

4. Cícero – Laiá Laía

Cícero é incrível na sua simplicidade. Uma música calminha virou uma de carnaval.

“Quando o carnaval passar, quando o carnaval passar
Quando esse escarcéu passar

Laia, Laia, Laia, Laia…”

5. Caetano Veloso – Chuva, Suor e Cerveja 

Não tem música mais a cara dos bloquinhos de carnaval do que essa. Se quiserem entrar ainda mais no clima “carnaval MPB” escute o álbum “Muitos Carnavais”. Além de Chuva, Suor e Cerveja, tem muitas outras pra você curtir o carnaval ouvindo música boa.

“A gente se olha
Se beija, se molha
De chuva, suor e cerveja…”

6. Johnny Hooker – Desbunde Geral

Johnny Hooker é um artista que eu conheci recentemente. Ele me lembra muito o jeito do Ney Matogrosso de se apresentar no palco, como uma versão mais jovem dele. Maravilhoso! Vale muito a pena escutar essa e muita outras músicas dele.

“Quando chegar fevereiro, eu quero ser carnaval”.

7. Clarice Falcão – Irônico 

Hahahaha. Só que que eu tenho a dizer sobre essa música dessa cantora maravilhosa. O clipe lançado essa semana já é um hit de carnaval pra mim e serve como dica para você mandar de indireta pra alguém, quem sabe?

“Meu clipe novo foi feito nesse sábado com os celulares da família, dos amigos, dos amigos que são família e de uma galera que eu não sei quem é. Muito obrigada a todos. Amizade é a coisa mais linda do mundo e faz clipe em dois dias. Ninguém precisa de mais nada”, disse Clarice em sua página do facebook. Rainha ❤

Curtiram a playlist? Já conheciam as músicas ou se não, gostaram de conhecer? Me deixem saber nos comentários. E ah, se você tiver uma música da MPB que te lembra carnaval, me conta nos comentários também.

Um beijo e se cuidem nesse carnaval! E até o próximo post (:

 

 

Deixe um comentário

